Álvares Cabral

Porto - Alvares Cabral
Ref.
35.18

Descrição

Aberta há pouco mais de um século, a Rua Álvares Cabral atravessa aquilo que foi o outrora magnífico jardim da Quinta dos Condes de Resende, que numa operação atípica do modelo tradicional de criação de cidade, dividiu o terreno em talhões onde viria a ser construído um dos mais nobres conjuntos habitacionais do Porto, constituindo hoje um riquíssimo património representativo do que foi a construção na viragem dos séculos XIX-XX.

De facto, enfrentando graves problemas de liquidez, Manuel Benedito de Castro Pamplona, 6.º conde de Resende, e sogro de Eça de Queirós, propôs ao município traçar uma nova rua no percurso do boulevard da quinta para ligar o Campo da Regeneração (actual Praça da República) e Cedofeita. Esta seria uma oportunidade de valorizar a propriedade que assim passaria a contar com duas novas frentes urbanas, mesmo que para isso tivesse de sacrificar o palacete dos Plamplona.

Quando em 1895 foi finalmente autorizada a abertura da rua, o Conde de Resende avança imediatamente com a obra e ao mesmo tempo com a operação de loteamento subdividindo as duas novas frentes em 144 fracções com a medida padrão de 6 metros de largura. À reconhecida uniformização da frente norte da rua - formada por casas de três pisos - opôs-se na frente sul um conjunto de outras tipologias que já contemplavam a vivenda multifamiliar ou até mesmo o palacete.

É precisamente na esquina desta frente sul com a Praça da República que um renovado edifício de habitação lhe vai oferecer o melhor da tradição de VIVER
ÁLVARES CABRAL

Visitar empreendimento

Características gerais

Elevador

Cozinha Equipada

Roupeiros

Download brochura
245 000
Fracção
Piso 2
x
2
247.000
Fracção
Piso 3
x
2

Poderá querer consultar...